Significado de sabotem-vo-la

    A forma sabotem-vo-lapode ser [terceira pessoa plural do imperativo de sabotarsabotar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de sabotarsabotar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    sabotarsabotar
    ( sa·bo·tar

    sa·bo·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Destruir, danificar, deteriorar voluntariamente oficinas, máquinas industriais, etc.

    2. Impedir propositadamente o êxito de algo ou alguém ou agir para prejudicar algo ou alguém. = MINAR

    3. [Termo ferroviário] [Termo ferroviário] Abrir entalhes em (travessas de linha férrea), para que o carril fique um tanto inclinado.

    etimologiaOrigem:francês saboter.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: cabotar.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "sabotem-vo-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    sabotador | adj. n. m.

    Que ou quem sabota ou faz sabotagem....


    sabotagem | n. f.

    Ato ou efeito de sabotar....


    cabotar | v. intr.

    Fazer cabotagem....


    minar | v. tr. | v. intr.

    Abrir mina em....


    sabotar | v. tr.

    Destruir, danificar, deteriorar voluntariamente oficinas, máquinas industriais, etc....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "sabotem-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      Uma vez, conversando com uma pessoa que eu não conheço na Internet, ele me disse a seguinte frase: "... não faça pré-concepções prematuras". Ele quis dizer para eu não criar uma imagem dele sem conhecê-lo. Achei isso um pleonasmo. Ele disse que não, pois indica que eu fiz uma concepção antecipada e fora do tempo. Mesmo sendo estranho a pronúncia ele estava certo?