Significado de rosnar-se-vos

    A forma rosnar-se-vospode ser [infinitivo de rosnarrosnar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de rosnarrosnar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de rosnarrosnar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de rosnarrosnar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de rosnarrosnar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    rosnarrosnar
    ( ros·nar

    ros·nar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dizer em voz baixa, por entre os dentes.

    2. Diz-se da voz surda do cão que, sem latir, indica ameaça e mostra os dentes.

    verbo intransitivo

    3. Resmungar.

    verbo pronominal

    4. Dizer à socapa.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "rosnar-se-vos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    rosnento | adj.

    Que rosna; rosnador....


    Quase sem abrir a boca e geralmente com mau humor (ex.: resmungar entredentes; rosnar entredentes)....


    espantar | v. tr. e pron. | v. tr. | v. pron.

    Causar ou sentir impressão forte originada por coisa inesperada e repentina (ex.: o prestidigitador espantara a audiência; espantou-se quando viu o mar pela primeira vez)....


    rosnar | v. tr. | v. intr. | v. pron.

    Dizer em voz baixa, por entre os dentes....


    rosnadela | n. f.

    Ato ou efeito de rosnar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "rosnar-se-vos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Com relação à conjugação do verbo adequar e às explicações que vocês forneceram para uma consulta enviada, quero registrar que estranha-me o fato de vocês terminarem a explicação dizendo "..., como afirma Rebelo Gonçalves, que o termo (no caso, uma forma verbal) que hoje não passa de uma hipótese, futuramente poderá ser uma realidade."
      Seguramente, se formos considerar tudo o que hoje é uma hipótese, já como realidade ouviremos inúmeros "a nível de Brasil", "houveram muitos problemas", "menas pessoas", "há dez anos atrás", "fazem muitos anos que não a vejo", etc.
      Entendo que, a partir daí, as regras gramaticais não farão mais nenhum sentido na nossa língua portuguesa.
      Sem contar que na conjugação desse mesmo verbo, no Pretérito Perfeito do Indicativo, vocês acentuaram a primeira pessoa do plural, regra de acentuação que desconheço e que, se vocês observarem, também não consta do Houaiss.
      Permita-me uma segunda observação: a resposta para essa pesquisa vocês consultaram Rebelo Gonçalves, no Vocabulário da Língua Portuguesa, datado de 1966. A última reforma ortográfica data, se não me engano, de 1973, portanto muito tempo depois.