Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

resfolegar

resfolegarresfolegar | v. intr. | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

res·fo·le·gar res·fo·le·gar

- ConjugarConjugar

(res- + folegar)
verbo intransitivo

1. Recuperar o fôlego; respirar com esforço ou ruído.

2. [Figurado]   [Figurado]  Descansar, repousar.

verbo transitivo

3. Lançar para fora com violência. = EXPELIR, GOLFAR


SinónimoSinônimo Geral: RESFOLGAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "resfolegar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Não temos: se dessas avenidas sobra um resfolegar sem ânimo, não convocamos a identidade..

Em O felino

A malta do curso viu-nos a resfolegar e fazer peito, até porque também a minha amiga virgem tinha toda uma energia...

Em Salsicha n

enfiar-se em mim e eu a calar a dor, ele a sacudir-se rapidamente, a resfolegar como um animal e por fim a grunhir enquanto eu sentia um líquido deslizar...

Em coconafralda.sapo.pt

resfolegar até à fronteira espanhola era, para quem nunca tinha saído dali, qualquer coisa assim...

Em Aliás

definiram a história, os heróis que as travaram, o resfolegar os cavalos, os feridos tombados – tudo isso forra as paredes de um lado...

Em anabelamotaribeiro.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No vosso sítio da Internet, no dicionário on-line aparece o "S.M." em todas as pesquisas. Mas que quer dizer o S.M.? Segundo o vosso dicionário é uma abreviatura! Mas que quê? De “Sua Majestade” não me parece!
A abreviatura s. m. é redução de substantivo masculino e corresponde à classificação morfológica da palavra pesquisada (a par de muitas como s. f., substantivo feminino, ou adj., adjectivo, por exemplo).

Quando o utilizador faz uma pesquisa (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), surge como resultado um conjunto de palavras, a respectiva classificação abreviada e o início da definição. Quando o utilizador consulta o significado de uma palavra (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), se passar com o cursor do rato por cima de qualquer a abreviatura, aparece a sua extensão, para facilitar a consulta.

Poderá ainda consultar as abreviaturas utilizadas no dicionário na secção Abreviaturas, a que pode aceder clicando no quarto separador na barra cinzenta clara ao alto da página (a seguir a Página Principal | Sobre o dicionário | Como consultar).




Gostaria de saber qual é a origem da palavra Obrigada (o) e também como se deve responder a esta palavra.
Obrigado (a/os/as) é um adjectivo (também usado como interjeição) que pode ser definido como "que se sente devedor de alguma coisa, normalmente um favor ou uma amabilidade". Este adjectivo deriva do verbo obrigar, sendo provável que originalmente fosse uma construção verbal como "Fico-lhe obrigado (= agradecido)" ou "Ela ficou-lhe obrigada (= agradecida)".

As respostas à fórmula de agradecimento obrigado(a) podem ser muito variadas, muitas vezes dependendo da situação de comunicação, como "Não tem de quê", "De nada", "Obrigado(a) eu" ou ainda "Obrigados(as) nós".

pub

Palavra do dia

ber·bi·ca·cho ber·bi·ca·cho


(origem duvidosa)
nome masculino

[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Coisa ou situação complexa, difícil (ex.: mas que grande berbicacho; ainda há uns berbicachos para resolver). = BARBICACHO, EMPECILHO, PROBLEMA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/resfolegar [consultado em 04-12-2021]