PT
BR
Pesquisar
Definições



remembre

A forma remembrepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de remembrarremembrar], [terceira pessoa singular do imperativo de remembrarremembrar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de remembrarremembrar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
remembrar1remembrar1
( re·mem·brar

re·mem·brar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

[Antigo] [Antigo] Relembrar.

etimologiaOrigem etimológica: latim rememoror, -ari, recordar-se.
remembrar2remembrar2
( re·mem·brar

re·mem·brar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Voltar a unir o que está separado.

etimologiaOrigem etimológica: re- + membro + -ar.
remembreremembre

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Estou corrigindo um contrato de engenharia, e me deparei com a palavra refratamento. Eles fazem muito uso desta palavra. Ela existe? Nos dicionários que procurei não encontrei. Será que pode me ajudar?
A palavra refractamento (refratamento no português do Brasil) deriva por sufixação do verbo refractar (refratar no português do Brasil) e, apesar de não se encontrar registada nos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, o seu uso é possível visto que está correctamente formada. A palavra refracção (refração no português do Brasil) é mais comummente usada para indicar o “acto ou efeito de refractar” e encontra-se registada nos dicionários de língua portuguesa, pelo que o seu uso é mais aconselhado.



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).