PT
BR
Pesquisar
Definições



rebites

A forma rebitespode ser [masculino plural de rebiterebite] ou [segunda pessoa singular do presente do conjuntivo de rebitarrebitar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rebitarrebitar
( re·bi·tar

re·bi·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Arrebitar.

2. Virar para cima a ponta ou extremidade de. = ARREBITAR, REVIRAR

3. Unir com rebites.

etimologiaOrigem etimológica:rebite + -ar.
rebiterebite
( re·bi·te

re·bi·te

)


nome masculino

1. Volta que se dá à ponta do prego para o manter fixo ou preso.

2. Cabeça que se faz na ponta da cavilha depois desta estar colocada no seu lugar. = ARREBITE

3. Cavilha de cabeça que se emprega para manter uma peça de metal fixa em outra. = ARREBITE

4. Forma daquilo que tem a ponta voltada para cima.

5. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Comprimido que actua no sistema nervoso central, usado como estimulante. = BOLINHA

etimologiaOrigem etimológica:árabe ar-ribat, laço, atadura.

Auxiliares de tradução

Traduzir "rebites" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).




Gostaria de esclarecer qual a forma correta de escrever a palavra extra classe, ou seja, com hífen ou sem hífen?
Apesar de não se encontrar dicionarizada, a grafia correcta é extraclasse, pois, de acordo com o Acordo Ortográfico de 1945, o prefixo extra só se escreve com hífen quando o elemento que se lhe segue começa por vogal (ex.: extra-axilar, extra-oficial), h (ex.: extra-hepático), r (ex.: extra-regulamentar) ou s (ex.: extra-sensorial). A palavra extraordinário poderia parecer uma excepção a esta regra, mas na verdade ela não se formou com este prefixo, antes entrou no português já formada no latim.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, o elemento de formação extra- apenas deve ser ligado por hífen a palavras que comecem por h ou por a (ex.: extra-hepático, extra-axilar). No caso de o elemento seguinte começar por r ou s, não deverá ser seguido de hífen e aquelas consoantes devem ser dobradas (ex.: extrarregulamentar, extrassensorial).