PT
BR
Pesquisar
Definições



pulverizava-se

A forma pulverizava-sepode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de pulverizarpulverizar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de pulverizarpulverizar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pulverizarpulverizar
( pul·ve·ri·zar

pul·ve·ri·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Reduzir a pó um corpo sólido.

2. Cobrir ou salpicar de pó. = POLVILHAR

3. Espalhar um líquido em forma de vapor ou chuva miudíssima. = ASPERGIR, NEBULIZAR, VAPORIZAR

4. [Figurado] [Figurado] Destruir ou reduzir a fragmentos.

5. Infligir pesada derrota. = ANIQUILAR, ARRASAR, DESTRUIR, DERROTAR, DESBARATAR

6. Refutar completamente ou deixar sem argumentos. = ARRASAR, RESTRUIR

etimologiaOrigem etimológica:latim pulverizo, -are.
pulverizava-sepulverizava-se

Auxiliares de tradução

Traduzir "pulverizava-se" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).