PT
BR
Pesquisar
Definições



protela

A forma protelapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de protelarprotelar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de protelarprotelar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
protelaprotela
|é| |é|
( pro·te·la

pro·te·la

)


nome feminino

[Zoologia] [Zoologia] Género de mamíferos carnívoros.

protelarprotelar
( pro·te·lar

pro·te·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Transferir para uma data posterior. = ADIAR, POSTERGAR, PRORROGAR

etimologiaOrigem etimológica:latim protelo, -are.

Auxiliares de tradução

Traduzir "protela" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



USO CAPEÃO: é uma figura que se utiliza em direito, em que a pessoa solicita a propriedade de um terreno ou objecto que está na sua posse há bastante tempo mas não tem documento que prove essa posse. A palavra capeão ( ou capião ??) tem o sentido de posse.
À figura jurídica a que se refere dá-se o nome de usucapião (derivado do latim usucapionem), como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.