PT
BR
Pesquisar
Definições



plastifique

A forma plastifiquepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de plastificarplastificar], [terceira pessoa singular do imperativo de plastificarplastificar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de plastificarplastificar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
plastificarplastificar
( plas·ti·fi·car

plas·ti·fi·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Dar ou ganhar expressão plástica a; tornar ou tornar-se plástico. = PLASTICIZAR


verbo transitivo

2. Cobrir com uma película de matéria plástica transparente.

3. [Técnica] [Técnica] Introduzir um plastificante em.

etimologiaOrigem etimológica: plásti[co] + -ficar.
plastifique


Dúvidas linguísticas



No Brasil, os meses são escritos em minúscula. Gostaria de saber se isso vale também para Portugal a partir do acordo ortográfico.
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano (ex.: o teu aniversário é em janeiro; prefiro o inverno ao verão), como acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que contecia segundo o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945 (ex.: a festa é no sábado).




Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.