Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

plafonamento

plafonamentoplafonamento | n. m.
derivação masc. sing. de plafonarplafonar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pla·fo·na·men·to pla·fo·na·men·to


(plafonar + -mento)
nome masculino

Acto ou efeito de estabelecer um limite máximo ou um plafom para alguma coisa (ex.: o programa propõe um plafonamento das contribuições para a segurança social baseado em x salários mínimos).


pla·fo·nar pla·fo·nar

- ConjugarConjugar

(francês plafonner)
verbo transitivo

Estabelecer um limite máximo ou um plafom para alguma coisa (ex.: a proposta quer plafonar os salários dos gestores públicos).

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...e outra, mais pequena, vai para um regime de contas individuais (numa lógica de plafonamento )..

Em www.ultraperiferias.pt

Quando o Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho apresentou, em 2015, um projeto de plafonamento das pensões, incluído num programa de reformas para voltar a dar um futuro a...

Em visao-politica.com

...para as reformas mais altas é suficientemente vaga para não se perceber se é plafonamento (teto para os valores dos descontos e

Em Entre as brumas da memória

“No fim, tiram da cartola a solução de privatização com plafonamento das contribuições à medida dos interesses do capital financeiro..

Em VISEU, terra de Viriato.

No Beneficio da Energia Electrica (uns tem um " plafonamento superior", outros tem um " plafonamento inferior");;

Em jornalonlineefepe-sindical.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Não encontro em dicionários a palavra discursante. Será aceitável como sinónimo de discursista ou discursador?
Apesar de não se encontrar em nenhum dicionário consultado, a palavra discursante está registada pelo menos em duas obras de referência, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, Lisboa, 2001) e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, mas apenas como adjectivo (ex.: O convidado discursante enganou-se) e não como substantivo (ex.: O discursante enganou-se). No entanto, a palavra discursante segue as regras de boa formação da língua portuguesa e não há motivo, a não ser a tradição lexicográfica, para não poder ser sinónimo de discursista e de discursador, seja como substantivo seja como adjectivo.



Penso que não inventei. Creio que se ouve, de vez em quando: "ela, meio trós-trós..." (Pouco assisada, pouco sensata, disparatada...) Não existirá mesmo? Depois: como se escreverá: trós-trós ou troz-troz? Como se infere a regra?
As formas trós-trós e troz-troz que refere não foram encontradas nos dicionários de língua portuguesa consultados nem em pesquisas efectuadas em corpora. No entanto, a existirem, seriam ambas possíveis já que respeitam as regras ortográficas do português.

Com o mesmo significado do referido na sua questão e com grande semelhança fonética, é possível encontrar a forma totó, usada como adjectivo e substantivo uniforme (ex.: Eles são tão totós que nem perceberam o que aconteceu; Aquela totó perdeu o avião).

pub

Palavra do dia

ce·ráu·ni·co ce·ráu·ni·co


(grego keraunós, -oû, raio + -ico)
adjectivo
adjetivo

[Meteorologia]   [Meteorologia]  Relativo a raios ou relâmpagos (ex.: actividade ceráunica; índice ceráunico; mapa ceráunico).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/plafonamento [consultado em 03-12-2022]