PT
BR
Pesquisar
Definições



pimba

A forma pimbapode ser[adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros], [interjeição], [nome feminino] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pimba1pimba1
( pim·ba

pim·ba

)


interjeição

1. Exprime um acontecimento rápido, inesperado ou o fim de uma acção. = PUMBA, ZÁS


nome masculino

2. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] [Música] [Música] Género de música popular, geralmente de melodia fácil ou pouco elaborada, com estruturas musicais simples e letras superficiais ou de cariz brejeiro (ex.: compositor de alguns dos maiores clássicos do pimba). [Por vezes usado em sentido depreciativo.]


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

3. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] [Música] [Música] Relativo a esse estilo de música popular (ex.: cantor pimba; bandas pimbas). [Por vezes usado em sentido depreciativo.]

4. [Portugal, Informal, Depreciativo] [Portugal, Informal, Depreciativo] Que revela mau gosto ou fraca qualidade (ex.: a televisão tem muitos programas pimbas; que roupa tão pimba!).

etimologiaOrigem etimológica:origem onomatopaica.

pimba2pimba2
( pim·ba

pim·ba

)


nome feminino

[Brasil: Nordeste, Popular] [Brasil: Nordeste, Popular] Pénis de criança ou de pequenas dimensões. = BIMBA

etimologiaOrigem etimológica:origem duvidosa.

pimbapimba


Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.