Significado de picotem-vo-la

    A forma picotem-vo-lapode ser [terceira pessoa plural do imperativo de picotarpicotar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de picotarpicotar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    picotarpicotar
    ( pi·co·tar

    pi·co·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Cortar com o picador.

    2. Fazer pequenos furos (ex.: as crianças picotam com alfinetes para treinar a motricidade fina).

    3. Abrir uma série de furos, com uma máquina especial, em macetes, cheques, livros de notas, etc., que devem separar em duas partes esses impressos.

    etimologiaOrigem:francês picoter.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    picotagem | n. f.

    Ato ou efeito de picotar....


    picotilho | n. m.

    Variedade de picote menos grosso....


    picotado | adj. | n. m.

    Que se picotou....


    picaroto | n. m. | adj. n. m.

    Ponto mais alto de monte, montanha, etc....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "picotem-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?


      Relativamente à resposta 3416 ("plural de pixel/píxel") há uma questão que não está a ser respeitada e é importante. Pixel é uma unidade e, cientificamente falando, unidades não têm plural por isso não deveria ser nem pixels nem píxeis, mas Pixel. É comum usar plural em unidades comuns como o metro, mas não quer dizer que esteja correcto, afinal também é comum dizer a grama em vez de o grama. Se aprendemos a dizer 10Newton, 20Hertz, 40Tesla, porque não podemos aprender 10 metro ou 20 Pixel?