PT
BR
Pesquisar
Definições



petauro-do-açúcar

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
petauro-do-açúcarpetauro-do-açúcar
( pe·tau·ro·-do·-a·çú·car

pe·tau·ro·-do·-a·çú·car

)
Imagem

ZoologiaZoologia

Pequeno mamífero marsupial arborícola (Petaurus breviceps) do género Petaurus, de pelagem macia, geralmente acinzentada ou acastanhada, com uma faixa escura ao longo do dorso, cauda comprida preênsil, hábitos sociais nocturnos e alimentação omnívora, capaz de se deslocar em voo planado.


nome masculino

[Zoologia] [Zoologia] Pequeno mamífero marsupial arborícola (Petaurus breviceps) do género Petaurus, de pelagem macia, geralmente acinzentada ou acastanhada, com uma faixa escura ao longo do dorso, cauda comprida preênsil, hábitos sociais nocturnos e alimentação omnívora, capaz de se deslocar em voo planado.Imagem

etimologiaOrigem etimológica: petauro + do + açúcar.
vistoPlural: petauros-do-açúcar.
iconPlural: petauros-do-açúcar.
petauro-do-açúcarpetauro-do-açúcar

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Os vocábulos disfrutar e desfrutar existem? Qual a diferença?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a forma correcta é desfrutar e não disfrutar.



Gostaria de informar-lhes a respeito do nome "álibi" encontrado em vossa página. Consta, que "álibi" é uma palavra acentuada por ser uma palavra proparoxítona. Porém, devido ao latinismo, a mesma não apresenta nenhum tipo de acentuação. Para verificação da regra gramatical, ver MODERNA GRAMÁTICA PORTUGUESA, 37a. edição, EVANILDO BECHARA, página 92.
A palavra esdrúxula (ou proparoxítona) álibi corresponde ao aportuguesamento do latinismo alibi, que significa “em outro lugar”. O étimo latino, cuja penúltima vogal é breve, justifica a consagração desta forma com acento gráfico, sendo que o Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) e o Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Lisboa: Âncora Editora, 2001) referem, respectivamente, que é inexacta ou incorrecta, a forma aguda (ou oxítona) alibi. A Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara (37ª ed. revista e ampliada, Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002), regista a forma alibi, mas marca-a como latinismo, isto é, como forma cuja grafia é a mesma do étimo latino, não respeitando as regras ortográficas do português que obrigam à acentuação gráfica de todas as palavras esdrúxulas. O Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa parece ser o único dicionário de língua portuguesa que regista a forma alibi (como palavra grave e com a correspondente transcrição fonética diferente de álibi), averbando-a em linha a seguir a álibi, como variante não preferencial (segundo as indicações da introdução dessa obra).