PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

toga

Usa-se a propósito de homens que tiveram um momento de glória e dos quais resta recordação apagada; é expressão de Lucano alusiva a Pompeu, que perdeu, sob a toga, as virtudes guerreiras (também em Séneca, o Trágico)....


pretexta | n. f.

Espécie de toga usada pelos magistrados romanos....


epitógio | n. m.

Capa usada sobre a toga....


lena | n. f.

Vestuário que os flâmines usavam sobre a toga....


toga | n. f.

Dignidade, função ou profissão de quem que usa toga....


togado | adj. | n. m.

Que usa toga ou a traz posta....


trábea | n. f.

Toga branca enfeitada com bandas de púrpura e usada por alguns dos antigos romanos....


Verso de Cícero, que se completa com concedat laureas linguae (cedam os louros à eloquência), em louvor do seu consulado, que se aplica para exprimir que o poder civil deve ter supremacia sobre o militar na administração do Estado....


entogar | v. pron.

Vestir a toga....


laticlávio | n. m.

Aquele que usava o laticlavo, toga distintiva de dignidade com uma banda de púrpura, usada por senadores romanos....


laticlavo | n. m.

Banda de cor púrpura que os senadores romanos traziam sobre a toga, como distintivo de dignidade....



Dúvidas linguísticas



"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.




Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.

Ver todas