PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

roqueiro

arrocado | adj.

Que tem forma de roca; roqueiro....


roqueiro | adj.

Fundado sobre rochas (ex.: castelo roqueiro)....


roqueira | n. f.

Peça de artilharia que atirava pelouros de pedra....


roqueiro | adj. | adj. n. m.

Que ou quem compõe, toca ou interpreta música rock (ex.: banda roqueira; roqueiros lendários)....


roqueiro | adj. | n. m.

Relativo a roca....


rochoso | adj.

Relativo a rocha....


Ave passeriforme (Monticola rupestris) da família dos muscicapídeos....


Ave passeriforme (Monticola semirufus) da família dos muscicapídeos....


Ave passeriforme (Monticola sharpei) da família dos muscicapídeos....


Ave passeriforme (Monticola rufocinereus) da família dos muscicapídeos....


Ave passeriforme (Monticola explorator) da família dos muscicapídeos....


Ave passeriforme (Monticola angolensis) da família dos muscicapídeos....


Ave passeriforme (Monticola imerina) da família dos muscicapídeos....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Agradecia que me esclarecessem em que categoria gramatical podemos classificar a locução à espera e qual a melhor forma de dizer: estou à espera de ti ou estou à tua espera.
A locução à espera tem valor de advérbio (ex.: estou à espera há mais de 20 minutos), pelo que se pode classificá-la como uma locução adverbial.

Em relação à segunda questão, que diz respeito à locução prepositiva à espera de, de acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Lindley Cintra e Celso Cunha (p. 327), existem em português certas locuções prepositivas que permitem a substituição do pronome oblíquo tónico (neste caso, o pronome ti), quando antecedido da preposição de, pelo pronome possessivo correspondente (neste caso, o pronome tua). Assim sendo, ambas as construções devem ser consideradas correctas, à semelhança de casos como em frente de ti / à tua frente, em favor de ti / em teu favor ou à mercê de ti / à tua mercê.


Ver todas