PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

proximal

distal | adj. 2 g.

Que está afastado ou mais afastado no espaço....


falange | n. f.

Osso médio dos dedos que têm três falanges, entre a falange proximal e a falange distal....


falanginha | n. f.

Osso médio dos dedos que têm três falanges, entre a falange proximal e a falange distal....


mesofalange | n. f.

Osso médio dos dedos que têm três falanges, entre a falange proximal e a falange distal....


proximal | adj. 2 g.

Que fica do lado mais perto do tronco, da linha média do corpo ou de um ponto de origem de referência (ex.: extremidade proximal da tíbia)....


interproximal | adj. 2 g.

Que está entre dois dentes (ex.: cárie interproximal; face interproximal)....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Deve-se dizer biopsar ou biopsiar?
Nenhuma das formas (biopsiar ou biopsar) se encontra registada nesta data em dicionários ou vocabulários. No entanto, a julgar pelas ocorrências na Internet, a mais frequente é biopsiar, que é também a que se encontra correctamente formada (da junção da raiz de biopsia com o sufixo -ar), seguindo o paradigma de outros verbos como acariciar (a- + carícia + -ar), amaciar (a- + macio + -ar), auxiliar (auxílio + -ar), premiar (prémio + -ar), penitenciar (penitência + -ar) ou odiar (ódio + -ar).

Ver todas