PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

membranas

amniótico | adj.

Que pertence ou é relativo ao âmnio ou membrana serosa que envolve o feto....


Relativo à membrana aracnóide....


Diz-se da membrana que envolve a gema do ovo (de onde partem as calazas)....


entunicado | adj.

Formado de membranas imbricadas....


himenópode | adj. 2 g.

Cujos dedos estão meio ligados por membranas....


Que tem grandes asas ou membranas alares....


Cujas brânquias estão cobertas por uma membrana carnuda....


meningo- | elem. de comp.

Exprime a noção de meninge....


palmado | adj.

Que se assemelha à palma da mão aberta (ex.: folhas palmadas)....


himeno- | elem. de comp.

Exprime a noção de hímen (ex.: himenoplastia)....


membranar | adj. 2 g.

Relativo a membrana....


Diz-se de ser vivo cuja célula ou células têm uma membrana nuclear separando o núcleo do citoplasma (por oposição a procariótico)....


Relativo a citoplasma (ex.: membrana citoplasmática)....


Relativo a epêndima ou à membrana que forra os ventrículos do cérebro e do canal central da medula (ex.: limite ependimário; transudação ependimária de liquor)....


Que tem os dedos parcialmente unidos por uma membrana (ex.: patas semipalmadas)....


filtrante | adj. 2 g.

Que filtra (ex.: material filtrante; membranas filtrantes)....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é a diferença entre haver e ter, quando estes verbos são utilizados como auxiliares: eu tinha dito/eu havia dito, ele tinha feito/ele havia feito. Também gostaria de saber se há diferença entre o português luso do português do Brasil.
Os verbos ter e haver são sinónimos como auxiliares de tempos compostos e são usados nos mesmos contextos sem qualquer diferença (ex.: eu tinha dito/eu havia dito); sendo que a única diferença é a frequência de uso, pois, tanto no português europeu como no português brasileiro, o verbo ter é mais usado.

Estes dois verbos têm também uso em locuções verbais que não correspondem a tempos compostos de verbos e aí há diferenças semânticas significativas. O verbo haver seguido da preposição de e de outro verbo no infinitivo permite formar locuções verbais que indicam valor futuro (ex.: havemos de ir a Barcelona; os corruptos hão-de ser castigados), enquanto o verbo ter seguido da preposição de e de outro verbo no infinitivo forma locuções que indicam uma obrigação (ex.: temos de ir a Barcelona; os corruptos têm de ser castigados).

Note-se uma diferença ortográfica entre as normas brasileira e portuguesa relativa ao verbo haver seguido da preposição de: no português europeu, as formas monossilábicas do verbo haver ligam-se por hífen à preposição de (hei-de, hás-de, há-de, hão-de) enquanto no português do Brasil tal não acontece (hei de, hás de, há de, hão de). Esta diferença é anulada com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, uma vez que deixa de haver hífen neste contexto (isto é, em qualquer das variedades deverão ser usadas apenas as formas hei de, hás de, há de, hão de).

Para outras diferenças entre as normas europeia e brasileira, queira, por favor, consultar outra resposta sobre o mesmo assunto em variedades de português.




Como se escreve esta palavra: ortorrectificada, orto-rectificada ou ortorectificada?
O elemento de formação orto- não deverá ser separado por hífen dos elementos aos quais se apõe, pelo que deverá escrever ortorrectificada e não *orto-rectificada (o asterisco indica a formação inadequada do vocábulo).

Acerca da formação de palavras com elementos de composição, poderá consultar outra dúvida já respondida sobre o mesmo assunto em hífen e elementos de formação.


Ver todas