PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

descrição

Que confirma as boas qualidades de algo ou alguém (ex.: esta descrição não é nada abonatória)....


dantesco | adj.

Relativo à descrição do Inferno feita por Dante no poema Divina Comédia....


Relativo a anátomo-cirurgia (ex.: descrição anátomo-cirúrgica)....


Relativo a dendrometria (ex.: descrição dendrométrica)....


descrito | adj.

Que se descreveu ou foi objecto de descrição....


arqueografia | n. f.

Descrição gráfica de monumentos e cenários antigos....


discrição | n. f.

Qualidade de discreto (ex.: confio na sua discrição)....


enargia | n. f.

Representação no discurso de um objecto, de tal forma que parece estar a ser visto....


Descrição anatómica dos sucos lácteos....


ictiografia | n. f.

Descrição ou tratado dos peixes....


orografia | n. f.

Descrição das montanhas....


Descrição de montanhas e correntes de água....


otografia | n. f.

Descrição do aparelho auditivo....


Descrição dos corpos organizados, fósseis....


pterigrafia | n. f.

Descrição ou tratado dos cogumelos....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é o plural de pneumotórax: pneumotóraxes ou pneumotóraces?
A palavra pneumotórax é considerada uma palavra de dois números ou invariável, isto é, o seu plural deverá ser igual ao singular.

Segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 180), as palavras paroxítonas ou graves (palavras cujo acento de intensidade recai na penúltima sílaba) terminadas em -x (ex.: clímax, córtex, tórax) são invariáveis em número, seguindo a mesma regra das palavras paroxítonas terminadas em -s (ex.: lápis, oásis). Sendo assim, a sua forma mantém-se inalterada quer estejam no singular (ex.: córtex cerebral, um lápis, o pneumotórax) quer estejam no plural (ex.: córtex cerebrais, dois lápis, os pneumotórax).

Este não é, no entanto, um assunto consensual, havendo dicionários (nomeadamente brasileiros) que registam plural para palavras graves terminadas em -x. O Dicionário Houaiss, por exemplo, na sua edição portuguesa (Lisboa: Círculo de Leitores, 2002) regista córtex e pneumotórax como substantivos invariáveis, enquanto na edição brasileira (Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001) regista os plurais córtices e pneumotóraces.

Adenda de 15-09-2010: Esta flutuação, principalmente em dicionários e vocabulários brasileiros, parece ser menor a partir da última edição do Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras (5.ª edição, 2009), uma vez que os dicionários brasileiros com edições posteriores registam grande parte destas palavras como substantivos invariáveis, seguindo a opção da Academia Brasileira de Letras (veja-se a edição do Dicionário Houaiss de 2009, por exemplo).




Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).

Ver todas