PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

blasto-

blastoma | n. m.

Tumor maligno provocado por células embrionárias de um blastema....


Estágio de formação da blástula, no processo de desenvolmento do embrião....


blastocele | n. f.

Cavidade no centro da blástula, depois da segmentação do óvulo....


blastoderme | n. f.

Película bilaminada do germe, de cujas lâminas se formarão a pele e o intestino....


blastómero | n. m.

Cada um dos corpúsculos constitutivos da mórula, primeira fase do desenvolvimento do embrião....


blasto | n. m.

Célula indiferenciada imatura, nomeadamente qualquer uma das que vai originar células do sangue....


Cuja semente germina antes de sair do pericarpo....


blastocisto | n. m.

Embrião na fase de desenvolvimento em que se forma a blastocele, depois da segmentação do óvulo, que é envolvida por uma camada de células que dará origem à placenta....


blasto- | elem. de comp.

Exprime a noção de germinação ou de embrião (ex.: blastocele; blastómero)....


blastóporo | n. m.

Orifício da entrada da gástrula....



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Quando se estuda a nomenclatura das substâncias químicas orgânicas, usam-se os prefixos et-, met-, prop- e but- para definir ou restringir certas características de tais substâncias. De onde vieram esses prefixos? Seriam latinos? Quais seriam os significados originais ou literais deles?
Os elementos de composição prefixais que refere resultam de reduções de palavras, normalmente de origem grega, mas frequentemente com influência latina.

But- é redução de butírico, que por sua vez deriva do grego boúturon, "manteiga", através do latim butyrum, como outras palavras que contêm o elemento butir-. Et- é redução de éter, que tem origem no grego aithêr "céu", pelo latim aether. Met- é redução de metilo, que tem origem no grego méthu, “vinho” e em húle,”madeira”. Em relação a prop-, trata-se de uma redução de propiónico, derivado do grego pró, "diante de", "antes" e de píon "gordo".


Ver todas