PT
BR
Pesquisar
Definições



peptizante

A forma peptizantepode ser [derivação feminino singular de peptizarpeptizar], [derivação masculino singular de peptizarpeptizar] ou [adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
peptizantepeptizante
( pep·ti·zan·te

pep·ti·zan·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

[Química] [Química] Que peptiza ou que produz peptização.

etimologiaOrigem etimológica:peptizar + -ante.
peptizarpeptizar
( pep·ti·zar

pep·ti·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

[Química] [Química] Transformar uma substância coloidal sólida numa solução; causar peptização.

etimologiaOrigem etimológica:grego péptô, -ein, amadurecer, cozinhar, digerir + -izar.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).



Qual a diferença entre o numeral catorze e quatorze e porquê a diferença da escrita com o mesmo significado?
Não existe nenhuma diferença de significado entre catorze e quatorze, apenas uma diferença de adequação à realização fonética dessas palavras (a sílaba ca- de catorze pronuncia-se como a primeira sílaba de cavalo e a sílaba qua- de quatorze como a primeira sílaba de qualidade).

Ambas as palavras derivam do latim quattuordecim, mas a forma catorze sofreu a supressão de um fonema no interior da primeira sílaba (fenómeno a que se dá o nome de síncope).