PT
BR
Pesquisar
Definições



penumbra

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
penumbrapenumbra
( pe·num·bra

pe·num·bra

)


nome feminino

1. Ponto de transição da luz para a sombra.

2. [Física] [Física] Estado de uma superfície incompletamente iluminada por um corpo luminoso cujos raios são em parte interceptados por um corpo opaco.

3. [Astronomia] [Astronomia] Sombra de um corpo celeste onde a fonte de luz é parcialmente ocultada.

4. [Por extensão] [Por extensão] Luz pouco intensa, própria de fases do dia como o amanhecer ou o entardecer ou de ambientes pouco iluminados. = MEIA-LUZ

5. [Figurado] [Figurado] Ausência de reconhecimento, de celebridade (ex.: viveu os últimos anos afastada do público, na penumbra). = ANONIMATO, OBSCURIDADE

etimologiaOrigem etimológica:latim paene, quase + umbra, -ae, sombra.
penumbrapenumbra

Auxiliares de tradução

Traduzir "penumbra" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta para o plural: a) Durante os fins de semana... b) Durante os finais de semana...?
Fins de semana é o plural da locução fim de semana (os dicionários portugueses registam a forma hifenizada fim-de-semana e os brasileiros dão preferência à locução) e finais de semana é a forma plural da locução final de semana, pelo que ambos estão correctos.



Como se designam as palavras que derivam do mesmo étimo latino como mágoa, mancha e mácula?
As palavras mágoa, mancha e mácula (a este grupo poderia acrescentar-se as palavras malha e mangra) são exemplos de palavras divergentes, isto é, palavras com o mesmo étimo latino (macula, -ae) que evoluiu para várias formas diferentes. Neste caso específico, as palavras mágoa, mancha, malha ou mangra chegaram ao português por via popular, apresentando cada uma delas diferentes fenómenos regulares de evolução: mágoa sofreu a queda do -l- intervocálico e a sonorização do -c- intervocálico (macula > *macua > *magua > mágoa); mancha sofreu a nasalização do primeiro -a-, a queda do -u- intervocálico e a palatalização do grupo consonântico -cl- (macula > *mãcula > *mãcla > mancha); malha sofreu a queda do -u- intervocálico e a palatalização do grupo consonântico -cl- em -lh- (macula > *macla > malha); mangra sofreu a nasalização do primeiro -a-, a queda do -u- intervocálico, o rotacismo do -l- e a sonorização do -c- (macula > *mãcula > *mãcla > *mãcra > mangra). A palavra mácula chegou ao português por via erudita, apresentando uma forma quase idêntica ao étimo latino.