PT
BR
Pesquisar
Definições



pendural

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
penduralpendural
( pen·du·ral

pen·du·ral

)


nome masculino

1. [Carpintaria] [Carpintaria] Peça vertical que liga o travessanho ao frechal.

2. [Construção] [Construção] Vigota que desce do vértice da asna do telhado sobre a linha.

3. Estrutura com uma pega pendente que serve para o utilizador de uma cama se apoiar para se levantar ou mudar de posição (ex.: pendural regulável para cama articulada).

etimologiaOrigem etimológica:pendura + -al.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Na frase Estás em casa?, ao respondermos Estou, sim, a vírgula deve aparecer na resposta ou não? Outro exemplo: Queres? e a resposta: Quero sim.
Segundo alguns gramáticos, como Celso Cunha e Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo (14.ª ed., Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 646), a vírgula deve ser usada em frases curtas deste tipo, sendo uma forma de realçar a resposta afirmativa (já contida nas formas verbais estou e quero) à questão colocada. De facto, as frases são afirmativas quando não têm uma partícula de negação; o advérbio de afirmação sim não está, por isso, a modificar directamente o verbo, como estariam os advérbios destacados em frases como Não estou ou Quero urgentemente, sendo antes usado como forma de enfatizar ou intensificar toda a oração.