Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

pastinaga

pastinagapastinaga | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pas·ti·na·ga pas·ti·na·ga


(latim pastinaca, -ae, espécie de cenoura, raia)
nome feminino

1. [Botânica]   [Botânica]  Género de plantas herbáceas da família das apiáceas, de caules erectos, flores amarelas reunidas em umbelas e raiz fusiforme, esbranquiçada e carnosa. = CHERIVIA, CHEROVIA, CHERUVIA, CHIRIVIA, PASTINACA

2. [Botânica]   [Botânica]  Planta herbácea (Pastinaca sativa) da família das apiáceas.

3. Raiz comestível dessa planta, parecida com a cenoura.


SinónimoSinônimo Geral: CHERIVIA, CHEROVIA, CHERUVIA, CHIRIVIA, PASTINACA

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "pastinaga" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Lombinho de peru no tacho (juntei duas receitas diferentes vistas no Google e também a cherovia e o tomilho) - Tacho com azeite e tomilho, no qual vamos colocar o lombinho já lavado e limpo, de todos os lados para selar a carne - entretanto juntamos vinho branco (também seria para pôr um pouco de vinho do Porto, mas tive…

Em Dona-Redonda

...costumo comprar todas as semanas me enviam, era molho de rama de cherovia (ou pastinaga )..

Em mochilavermelha.blogs.sapo.pt

Acompanhem com ervilhinhas e tiras de pastinaga salteadas em azeite e alho e temperadas com uma pitada de sal e pimenta..

Em pratododia.pintolaranja.com

Este assado levou cenoura, cherovia ( pastinaga ), abóbora hokkaido verde, batata doce e cebola <3 Podem acompanhar com arroz integral...

Em tartepop.blogs.sapo.pt

...a comprar tostas de castanha ou outro snack para picar ao lanche, e vi umas pastinagas a sorrir para mim..

Em receitastolerantes.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de esclarecer uma dúvida: claridade é substantivo abstracto ou concreto?
Na acepção de “luz natural”, a palavra claridade é um substantivo concreto; nas restantes acepções é um substantivo abstracto.



Procuro uma expressão que designe um local com múltiplas actividades (loja, museu, biblioteca, restaurante, etc; mecânica, pintura, manutenção, parqueamento, etc. de barcos) relacionadas com o mar. Pensei nas expressões complexo náutico, centro náutico, complexo naval e centro naval. Poderão elucidar-me qual o significado, etimologia e distinção dos termos náutico e naval? E qual a distinção, significado, etimologia e sinónimos dos termos centro e complexo, na acepção pretendida? Poderão ainda sugerir a designação mais própria para um local daquele género?
Ambos os adjectivos que refere podem ser utilizados para referir realidades que estejam relacionadas, não directamente com o mar (para tal existem os adjectivos marinho ou marítimo), mas com a navegação. O adjectivo náutico deriva do latim nauticus e naval do latim navalis. São palavras sinónimas: ambas se referem a tudo que o que está relacionado com a navegação, apesar de naval se referir especificamente numa das suas acepções à marinha de guerra. Nos contextos que refere, podem ser usadas quase indistintamente, apesar de o termo naval poder induzir em erro, pois é possível que tenha como referente imediato a marinha de guerra e não qualquer tipo de navegação.

Um centro (do latim centrum) pode ser um local onde se encontram actividades do mesmo género, tendo como sinónimos núcleo e agrupamento; complexo (do latim complexus) pode ser um conjunto de construções ou edifícios que estão coordenados entre si.

Pelo que foi exposto, parece-nos que a melhor solução será centro náutico, uma vez que se pretende focalizar sobretudo o facto de ser um local que engloba diversas actividades relacionadas com a navegação e com embarcações.

pub

Palavra do dia

ni·ó·bi·o ni·ó·bi·o


(latim científico niobium, do grego Nióbe, mitónimo [Níobe, personagem da mitologia grega, filha de Tântalo e Dione])
nome masculino

[Física, Química]   [Física, Química]  Elemento químico metálico (símbolo: Nb) bastante raro, cinzento, de número atómico 41, de massa atómica 92,90, associado ao tantálio nos seus minérios.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/pastinaga [consultado em 16-05-2022]