PT
BR
Pesquisar
Definições



operadora

A forma operadorapode ser [feminino singular de operadoroperador] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
operadoraoperadora
|ô| |ô|
( o·pe·ra·do·ra

o·pe·ra·do·ra

)


nome feminino

Empresa que se dedica a uma área específica de prestação de serviços (ex.: operadora de telecomunicações, operadora turística). = OPERADOR

etimologiaOrigem etimológica:feminino de operador.

operadoroperador
|dô| |dô|
( o·pe·ra·dor

o·pe·ra·dor

)


adjectivoadjetivo

1. Que opera.


nome masculino

2. Indivíduo que faz operações cirúrgicas; médico que opera. = CIRURGIÃO

3. Pessoa que faz funcionar um aparelho ou que faz manipulações técnicas.

4. Pessoa ou empresa que se dedica a uma área específica de prestação de serviços (ex.: operador de telemarketing; operador turístico).

5. [Matemática] [Matemática] Símbolo de uma operação matemática a efectuar sobre o ente matemático (número, função, vector, etc.) que se encontra indicado à sua direita. = SINAL


operador de câmara

Pessoa que opera uma câmara de televisão ou de cinema.

operador de som

Pessoa que opera um sistema ou sistema de registo ou controlo de som.

etimologiaOrigem etimológica:operar + -dor.

operadoraoperadora

Auxiliares de tradução

Traduzir "operadora" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




O correto é um par de meia ou um par de meias ?
Entre outras acepções, o substantivo masculino par designa uma “peça de vestuário ou utensílio composto de duas partes iguais”, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Assim sendo, este substantivo funciona como uma espécie de colectivo e, tal como não é correcto dizer *um conjunto de pessoa (o asterisco indica agramaticalidade), também não é correcto dizer *um par de meia, mas sim um par de meias, um par de calças, um par de sapatos, etc. Sobre a hesitação relativamente ao uso do plural, consulte, por favor, a resposta óculos.