Significado de ondejem-no-los

    A forma ondejem-no-lospode ser [terceira pessoa plural do imperativo de ondejarondejar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de ondejarondejar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    ondejarondejar
    ( on·de·jar

    on·de·jar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo, intransitivo e pronominal

    O mesmo que ondear.

    etimologiaOrigem:onda + -ejar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    ondear | v. intr. e pron. | v. intr. | v. tr. e intr. | v. tr. e pron.

    Formar ondas ou ondulações....


    ondular | v. intr. e pron. | v. intr. | v. tr. e pron. | adj. 2 g.

    Formar ondas ou ondulações....


    ondejar | v. tr., intr. e pron.

    O mesmo que ondear....


    ondejante | adj. 2 g.

    Que ondeja ou que serve para ondejar....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "ondejem-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se existe registo da palavra "esmandrigado" com o significado de mal arranjado, mal pronto, e como é a real grafia da palavra. Usei-a muito na minha infância na cidade do Porto e ainda a uso. Será uso indevido??


      Uso, frequentemente, o vosso dicionário para esclarecer algumas dúvidas de palavras no português europeu. Ultimamente tenho me deparado com algumas escritas enviesadas a propósito do novo acordo ortográfico. É nesse sentido que mais recorro ao vosso dicionário, uma vez que esclarecem as palavras de dupla grafia. Tem sido bastante útil e parabenizo-vos pelo projeto. Porém, reparei que a palavra contacto, no vosso dicionário, surge como grafia única, quando deverá ser de dupla grafia (contacto ou contato).