PT
BR
Pesquisar
Definições



manquejaras

Será que queria dizer manquejarás?

A forma manquejarasé [segunda pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de manquejarmanquejar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
manquejarmanquejar
( man·que·jar

man·que·jar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Andar de forma irregular, geralmente inclinando-se para um dos lados, por defeito ou por doença num pé ou numa perna. = CLAUDICAR, COXEAR

2. [Figurado] [Figurado] Ter defeito ou falha.

3. Ser lento ou ficar para trás.


verbo transitivo

4. Não haver (o que é preciso); haver falta de (algo). = FALTAR


nome masculino

5. Modo de andar da pessoa coxa.

etimologiaOrigem etimológica:manco + -ejar.
manquejarasmanquejaras

Anagramas



Dúvidas linguísticas



As expressões ter a ver com e ter que ver com são ambas admissíveis ou só uma delas é correcta?
As duas expressões citadas são semanticamente equivalentes.

Alguns puristas da língua têm considerado como galicismo a expressão ter a ver com, desaconselhando o seu uso. No entanto, este argumento apresenta-se frágil (como a maioria dos que condenam determinada forma ou expressão apenas por sofrer influência de uma outra língua), na medida em que a estrutura da locução ter que ver com possui uma estrutura menos canónica em termos das classes gramaticais que a compõem, pois o que surge na posição que corresponde habitualmente à de uma preposição em construções perifrásticas verbais (por favor, consulte também sobre este assunto a dúvida ter de/ter que).




Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.