Significado de lavar-se-ma

    A forma lavar-se-mapode ser [infinitivo de lavarlavar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de lavarlavar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de lavarlavar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de lavarlavar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de lavarlavar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    lavarlavar
    ( la·var

    la·var

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Proceder à lavagem de.

    2. [Figurado] [Figurado] Purificar.

    3. Passar por.

    4. Enxugar.

    verbo pronominal

    5. Proceder ao asseio do corpo.

    6. [Figurado] [Figurado] Justificar-se; reabilitar-se.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "lavar-se-ma" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    absterso | adj.

    Que foi abstergido; limpo, expurgado; lavado....


    escarolado | adj.

    Tirado do carolo; esbagoado....


    lavadiço | adj.

    Que gosta de se lavar; que anda muito lavado....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "lavar-se-ma" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Tenho um dicionário de Língua Portuguesa e ao observar a divisão silábica me surgiu uma dúvida. Há palavras que são separadas pelo ponto e a outras palavras que foram separadas por dois pontos. O que esses dois pontos significam?
      es.co.la
      es.cri.tó.ri:o