PT
BR
Pesquisar
Definições



interopera

A forma interoperapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de interoperarinteroperar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de interoperarinteroperar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
interoperarinteroperar
( in·te·ro·pe·rar

in·te·ro·pe·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

Operar, funcionar ou actuar com outro (ex.: o equipamento pode interoperar com equipamentos de outros fabricantes; os dois sistemas podem interoperar).

etimologiaOrigem etimológica:inter- + operar.


Dúvidas linguísticas



Pode-se utilizar a palavra exigencial? Ex.: selecção exigencial de componentes.
Apesar de o adjectivo exigencial não se encontrar registado em nenhum dos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, ele encontra-se bem formado a partir da aposição do sufixo -al ao substantivo exigência, pelo que o seu uso é possível e até muito frequente, como o revelam pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet, especialmente em contextos relativos às áreas da construção e da engenharia civil, com o significado “que é relativo a ou que envolve uma exigência” (ex.: fizeram uma selecção exigencial dos novos materiais).



Em uma determinada frase foi usado: "Em acontecendo que o caso seja revisto..... "
Esta construção da frase acima está correta?
No português contemporâneo, a construção com o gerúndio antecedido da preposição em é possível, apesar de relativamente rara.

Esta construção é enfática, não acrescenta nenhuma informação ao uso do gerúndio simples. É possível encontrá-la com uma função adverbial, geralmente para indicar simultaneidade ou anterioridade imediata (ex.: em chegando o tempo quente, vamos à praia), ou ainda para indicar um valor condicional (ex.: em querendo [= se ele quiser], ele consegue; em sendo necessário [= se for necessário], eu venho cá ajudar).