PT
BR
Pesquisar
Definições



incriminara

Será que queria dizer incriminará?

A forma incriminarapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de incriminarincriminar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de incriminarincriminar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
incriminarincriminar
( in·cri·mi·nar

in·cri·mi·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Imputar crime a alguém ou a si mesmo. = CRIMINAR


verbo transitivo

2. Considerar alguma coisa como crime. = CRIMINALIZAR

3. Deitar a má parte.

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio incrimino, -are.

incriminaraincriminara

Auxiliares de tradução

Traduzir "incriminara" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.



Conhecem a existência de algum documento que possua informação sobre a frequência de ocorrência de palavras portuguesas?
Os resultados do projecto Léxico Multifuncional Computorizado do Português Contemporâneo estão disponíveis no site do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Aí poderá ter acesso a um léxico de frequências de 26443 vocábulos baseado na análise de corpora.