PT
BR
Pesquisar
Definições



incomode

A forma incomodepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de incomodarincomodar], [terceira pessoa singular do imperativo de incomodarincomodar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de incomodarincomodar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
incomodarincomodar
( in·co·mo·dar

in·co·mo·dar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo, intransitivo e pronominal

1. Causar ou sentir incómodo. = IMPORTUNAR, MOLESTAR, PERTURBAR


verbo transitivo e pronominal

3. Causar ou sentir mau humor, aborrecimento, irritação. = ABORRECER, DESGOSTAR, IRRITAR, ZANGAR


verbo pronominal

6. Dar-se a qualquer incómodo. = PREOCUPAR-SE

etimologiaOrigem etimológica:latim incommodo, -are, ser inconveniente, incomodar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "incomode" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas


Em um texto que estou a estudar surge a palavra "onomatúrgica", no entanto não consigo achar o seu significado nem no vosso site nem em nenhum dicionário. Gostaria de saber o seu significado.
O adjectivo onomatúrgico não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição. No entanto, o seu uso não pode ser condenado, porquanto está correctamente formado; deriva da palavra grega onomatourgós, que significa “que cria palavras ou dá nomes às coisas” e que deu também origem ao português onomaturgo (termo que, de igual modo, não se encontra averbado em nenhum dicionário de língua portuguesa). Os termos onomaturgo e onomatúrgico são sinónimos enquanto adjectivos, com o mesmo sentido do étimo grego (ex.: trabalho onomaturgo = trabalho onomatúrgico), mas onomaturgo pode ainda ser usado como substantivo, com o significado “aquele que cria palavras ou dá nomes às coisas” (ex.: para aquele filósofo, Deus é um onomaturgo).



Gostaria de saber qual a forma correta: "meio dia e meia" ou "meio dia e meio"?
Para exprimir a hora do meio do dia ou a décima segunda hora do dia (12h), deverá utilizar a forma hifenizada meio-dia, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Para indicar as doze horas e trinta minutos (12h 30min), deverá utilizar meio-dia e meia, estando o adjectivo meia a concordar em género com o substantivo feminino hora, ao qual se refere e que está subentendido (ex.: já passa do meio-dia e meia [hora]; são duas horas e meia [hora]).

A forma meio dia (sem hífen) deverá ser usada para indicar metade do dia (ex.: Gastei meio dia a fazer o trabalho).

A expressão meio dia e meio indicaria metade do dia mais uma metade dessa metade, o que daria três quartos de um dia.