Significado de imanaram-se-mos

    A forma imanaram-se-mospode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de imanarimanar] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de imanarimanar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    imanarimanar
    ( i·ma·nar

    i·ma·nar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Comunicar propriedades magnéticas a (ex.: imanar um corpo). = IMANIZAR, MAGNETIZAR

    etimologiaOrigem:íman + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: emanar.

    Esta palavra no dicionário

    imano | adj.

    O mesmo que imane....


    imame | n. m.

    Sacerdote muçulmano que preside às cerimónias do culto....


    imanidade | n. f.

    Qualidade do que é imane....


    inane | adj. 2 g.

    Sem conteúdo....


    imane | adj. 2 g.

    Muito grande....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "imanaram-se-mos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se existe registo da palavra "esmandrigado" com o significado de mal arranjado, mal pronto, e como é a real grafia da palavra. Usei-a muito na minha infância na cidade do Porto e ainda a uso. Será uso indevido??


      Gostaria que me fosse esclarecida uma dúvida: - É correto falar ou escrever a expressão com vistas: ...disponibilizar o sistema com vistas ao monitoramento da dívida... Entendo como correta a expressão com vista, no singular, não compreendo o porquê do plural no com vistas. Como trabalho com auditoria e permanentemente emito relatórios, necessito saber como escrever corretamente, tanto que permaneço com o site Priberam aberto enquanto escrevo, para que possa esclarecer dúvidas gramaticais.