Significado de gradeava-no-lo

    A forma gradeava-no-lopode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de gradeargradear] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de gradeargradear].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    gradeargradear
    ( gra·de·ar

    gra·de·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Cercar, vedar ou fechar com grade ou gradeamento.

    2. Aplanar e esterroar com a grade (a superfície da terra lavrada). = GRADAR

    3. [Veterinária] [Veterinária] Cauterizar com grade.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "gradeava-no-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    escalfeta | n. f.

    Braseira com tampa gradeada para aquecer os pés....


    galinheiro | n. m.

    Compartimento, ordinariamente gradeado, onde se guardam e criam galináceos e eventualmente outras aves....


    ripamento | n. m.

    Ato ou efeito de ripar....


    teia | n. f.

    Tecido de linho, cânhamo, algodão, etc....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "gradeava-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase O pão foi comido, a palavra comido é uma forma verbal ou um adjectivo?


      Recebi a correção de um texto que fiz para minha prova de redação e foram reportados 2 erros apenas.

      1º “erro”: Precisava descrever o fato de não abuso e utilizei-me da construção de uma palavra prefixada por in-, levando em conta que o mesmo atendia minha necessidade para a construção, resultando no termo inabusivo. No contexto era necessário concordar em gênero e número, obtendo assim inabusivas. Estaria incorreto?

      2º “erro”: Utilizei o termo profícuo na seguinte frase: “Questão de caráter complexo e de difícil solução profícua...”. Sinceramente, acredito que a professora realmente não compreendeu o significado do termo e ou até o desconhece visto que ela não reportou erro de redundância (onde uma vez pensei que toda solução fosse profícua, mas logo discordei pois é possível uma solução não ser vantajosa) ou qualquer outro tipo de erro possível.

      Para os dois “erros” ela escreveu apenas o seguinte comentário: “Evite termos difíceis, fale fácil!”. Minha composição nesses casos está correta?