PT
BR
Pesquisar
Definições



ganso-do-canadá

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ganso-do-canadáganso-do-canadá
( gan·so·-do·-ca·na·dá

gan·so·-do·-ca·na·dá

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave palmípede (Branta canadensis), da família dos anatídeos, de plumagem cinzenta ou acastanhada clara, e pescoço preto e longo, com uma faixa branca por baixo do queixo.

etimologiaOrigem etimológica: ganso + do + Canadá, topónimo [país da América do Norte].
vistoPlural: gansos-do-canadá.
iconPlural: gansos-do-canadá.
ganso-do-canadáganso-do-canadá


Dúvidas linguísticas



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.



Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.