PT
BR
Pesquisar
Definições



galvanizasse

A forma galvanizassepode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de galvanizargalvanizar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de galvanizargalvanizar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
galvanizargalvanizar
( gal·va·ni·zar

gal·va·ni·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Electrizar por meio de pilha galvânica ou voltaica.

2. Zincar superficialmente (o ferro) por meio de corrente galvânica.

3. Pratear ou dourar por meio de galvanoplastia.

4. Comunicar movimento aos músculos (em vida ou pouco depois da morte).

5. [Figurado] [Figurado] Reanimar; dar vida a.

6. Excitar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "galvanizasse" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.



As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.