Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

géis

masc. pl. de gelgel
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

gel |é|gel |é|


(inglês gel)
nome masculino

1. [Física, Química]   [Física, Química]  Substância gelatinosa formada pela coagulação de um líquido coloidal.

2. [Física, Química]   [Física, Química]  Precipitado gelatinoso.

Plural: geles ou géis.Plural: geles ou géis.

Ver também resposta à dúvida: plural de gel.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "géis" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...na final pela equipe alemã (Christian Reitz – ouro na Rio 2016 -, Oliver Geis e Florian Peter)..

Em Caderno B

Os aerosóis, as espumas, as emulsões, os sóis e os géis são todos eles colóides..

Em De Rerum Natura

...que resfria determinada parte do corpo utilizando aparelhos específicos com nitrogênio ou cremes e géis que contenham cânfora, centella asiática ou mentol, por exemplo, e que abaixam a temperatura...

Em www.rafaelnemitz.com

...de controle de segurança, a verificação de computadores pessoais e câmeras separadamente, líquidos e géis proibidos nas malas de mão..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

anticongelante pode custar ainda mais dependendo do tipo de géis e fórmulas que você usa..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como devo passar para o discurso indirecto a frase: Eu chamo-me Paula. Discurso indirecto: Ela disse que se chamava Paula? ou Ela disse que se chama Paula?
Na transformação do discurso directo em discurso indirecto de Eu chamo-me Paula, além da passagem da primeira (eu) para a terceira pessoa gramatical (ela) e da introdução de um verbo declarativo (dizer), deverá haver também uma passagem do presente (chamo) para o imperfeito do indicativo (chamava), isto é, a frase Eu chamo-me Paula deverá ser transformada em Ela disse que se chamava Paula. Sobre este assunto, poderá consultar também a resposta discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.



No Dicionário da Língua Portuguesa On-line não se encontra a palavra Oceânia, mas o corrector ortográfico do FLiP aceita-a. Tenho ainda uma dúvida sobre a acentuação desta palavra. Se Oceânia é escrito com acento circunflexo no primeiro A, então trata-se de uma palavra esdrúxula (vocábulo proparoxítono). No entanto, em linguagem oral usa-se como palavra grave: Oceania. É mais um caso de mera diferença entre oralidade e escrita?
O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) é um dicionário cuja nomenclatura compreende o vocabulário geral e, tal como a maioria dos dicionários de língua, não inclui nomes próprios. Como Oceânia é um nome próprio geográfico, não pode ser encontrado no DPLP. Neste caso, o FLiP permite sugerir formas gráficas que se aproximam da forma digitada. Esta funcionalidade é particularmente útil, pois possibilita a correcção de erros de digitação, apesar de muitas vezes o corrector ortográfico do FLiP reconhecer palavras que não estão no DPLP: é este o caso de Oceânia.

A palavra Oceânia é esdrúxula (ou proparoxítona). Apesar de haver inúmeras ocorrências escritas e orais de Oceania, esta forma não está atestada nas obras de referência para o português europeu, apesar de ser a forma consagrada no português do Brasil.

pub

Palavra do dia

ra·bir·rui·vo ra·bir·rui·vo


(rabo + -i- + ruivo)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem a cauda ruiva.

nome masculino

2. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a diversas aves da família dos muscicapídeos, do género Phoenicurus. = RABIRRUIVA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/g%C3%A9is [consultado em 21-05-2022]