PT
BR
Pesquisar
Definições



fragata

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
fragatafragata
( fra·ga·ta

fra·ga·ta

)
Imagem

NáuticaNáutica

Antigo navio de guerra.


nome feminino

1. [Náutica] [Náutica] Antigo navio de guerra.Imagem

2. [Militar] [Militar] Navio de combate de média tonelagem intermédio entre a corveta e o cruzador.Imagem

3. [Portugal] [Portugal] [Náutica] [Náutica] Embarcação comprida, com 20 a 30 metros, dotada de quilha, um só mastro de vela quadrangular e vela triangular de estai, fundo redondo, proa direita e tonelagem variável, usada no rio Tejo para transporte de mercadorias pesadas.

4. [Ornitologia] [Ornitologia] Ave pelecaniforme (Fregata magnificens) da família dos fregatídeos, de plumagem preta, grande envergadura de asas, cauda comprida e bifurcada, bico cinzento com a ponta curvada para baixo, presente em zonas tropicais da costa atlântica e da costa pacífica.


nome de dois géneros

5. [Popular] [Popular] Pessoa desembaraçada e decidida.

6. [Popular] [Popular] Mulher corpulenta, vistosa, atraente.

etimologiaOrigem etimológica:italiano fregata.

Auxiliares de tradução

Traduzir "fragata" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



A palavra seje existe? Tenho um colega que diz que esta palavra pode ser usada na nossa língua.
Eu disse para ele que esta palavra não existe. Estou certo ou errado?
A palavra seje não existe. Ela é erradamente utilizada em vez de seja, a forma correcta do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) do verbo ser. Frases como “Seje bem-vindo!”, “Seje feita a sua vontade.” ou “Por favor, seje sincero.” são cada vez mais frequentes, apesar de erradas (o correcto é: “Seja bem-vindo!”, “Seja feita a sua vontade.” e “Por favor, seja sincero.”). A ocorrência regular de seje pode dever-se a influências de falares mais regionais ou populares, ou até mesmo a alguma desatenção por parte do falante, mas não deixa de ser um erro.



Gostaria de saber qual o antônimo de pensando.
É difícil encontrar uma palavra antónima para o verbo pensar (o mais fácil é a locução não pensar). No entanto, e apenas em alguns contextos, é possível utilizar o antónimo esquecer (por exemplo, pensou no pai) ou desconhecer (por exemplo, pensou na solução mais correcta).