PT
BR
Pesquisar
Definições



formigueiro-do-chocó

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
formigueiro-do-chocóformigueiro-do-chocó
( for·mi·guei·ro·-do·-cho·có

for·mi·guei·ro·-do·-cho·có

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Dysithamnus puncticeps) da família dos tamnofilídeos. = CHOQUINHA-DE-COROA-PINTADA

etimologiaOrigem etimológica: formigueiro + do + Chocó, topónimo [região da Colômbia].
formigueiro-do-chocó formigueiro-do-chocó

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas


Gostava de saber se na frase Não venhas tarde, que temos de ir à reunião, a palavra que é uma conjunção integrante/um pronome relativo/um pronome interrogativo/uma conjunção causal?


Tenho duas questões a colocar-vos, ambas directamente relacionadas com um programa televisivo sobre língua portuguesa que me impressionou bastante pela superficialidade e facilidade na análise dos problemas da língua. Gostaria de saber então a vossa avisada opinião sobre os seguintes tópicos: 1) no plural da palavra "líder" tem de haver obrigatoriamente a manutenção da qualidade da vogal E? 2) poderá considerar-se que a expressão "prédio em fase de acabamento" é um brasileirismo?