Significado de filmes-vo-la

    A forma filmes-vo-lapode ser [masculino plural de filmefilme] ou [segunda pessoa singular do presente do conjuntivo de filmarfilmar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    filmefilme
    ( fil·me

    fil·me

    )
    Imagem

    Cinema, FotografiaCinema, Fotografia

    Tira plástica revestida com uma emulsão sensível à luz, e na qual se registam as imagens em fotografia e em cinematografia.

    nome masculino

    1. [Cinema, Fotografia] [Cinema, Fotografia] Tira plástica revestida com uma emulsão sensível à luz, e na qual se registam as imagens em fotografia e em cinematografia.Imagem = PELÍCULA

    2. Documento ou obra cinematográfica. = FITA, PELÍCULA

    3. [Figurado] [Figurado] Desenrolamento contínuo de acontecimentos (ex.: reviu em pensamento o filme da sua vida).

    4. [Informal] [Informal] História exagerada (ex.: é só um pequeno problema e estás a fazer um filme).

    5. Folha muito fina de plástico.Imagem = CELOFANE, PAPEL CELOFANE, PELÍCULA

    etimologiaOrigem:inglês film.

    Secção de palavras relacionadas

    grupo do dicionárioColectivo:Coletivo:Coletivo:cinemateca, cinematografia, filmografia, filmoteca.
    filmarfilmar
    ( fil·mar

    fil·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e intransitivo

    1. Registar, pela fotografia, em película cinematográfica, pessoas ou coisas, geralmente em movimento.

    verbo transitivo

    2. Envolver com folha muito fina de plástico (ex.: máquina de filmar paletes).

    etimologiaOrigem:filme + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "filmes-vo-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    ou | conj.

    Indica alternativa ou opcionalidade (ex.: ver um filme ou ler um livro)....


    para | prep.

    Exprime direção ou lugar de destino (ex.: arrancou para o Sul; a casa está virada para norte)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "filmes-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber a pronúncia correta da palavra bocaina (talvez seja de origem indígena/brasileira). Seria "bocáina" ou "bocâina"?


      Minha dúvida é a seguinte: Quando eu digo que vou emprestar algo (vou-te emprestar minha camiseta, por exemplo), essa frase está errada? E quando digo que vou emprestar algo de alguém (vou emprestar sua camiseta, por exemplo)? Queria saber se ambas as frases estão corretas, se são ambíguas ou algo do gênero ou se o verbo emprestar tem um jeito certo de ser usado.