PT
BR
Pesquisar
Definições



filintista

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
filintistafilintista
( fi·lin·tis·ta

fi·lin·tis·ta

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. [Literatura] [Literatura] Relativo a Filinto Elísio (1734-1819), poeta português, à sua obra ou ao seu estilo. = FILINTIANO, FILINTINO

2. [Literatura] [Literatura] Relativo ao filintismo.


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

3. [Literatura] [Literatura] Que ou quem é admirador de Filinto Elísio ou que imita a sua feição literária.

etimologiaOrigem etimológica:Filinto [Elísio], antropónimo + -ista.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se abasurdido ou abazurdido existem na língua portuguesa. Já as vi escritas e já as ouvi, mas em vários dicionários nada encontro. Verifico que estão sempre num contexto em que significam atónito, espantado, etc.
O adjectivo abasurdido não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apesar de ter bastantes ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, com o significado de “espantado, surpreendido” (ex.: ela ficou abasurdida com a notícia; o comentário deixou-o abasurdido). É provável que a sua origem esteja no francês abasourdi, que significa “atordoado por um grande barulho” e “atordoado por algo surpreendente”. A grafia com s é preferencial, pelo facto de se manter fiel à grafia do étimo francês.



Qual a diferença entre o numeral catorze e quatorze e porquê a diferença da escrita com o mesmo significado?
Não existe nenhuma diferença de significado entre catorze e quatorze, apenas uma diferença de adequação à realização fonética dessas palavras (a sílaba ca- de catorze pronuncia-se como a primeira sílaba de cavalo e a sílaba qua- de quatorze como a primeira sílaba de qualidade).

Ambas as palavras derivam do latim quattuordecim, mas a forma catorze sofreu a supressão de um fonema no interior da primeira sílaba (fenómeno a que se dá o nome de síncope).