Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

excomungar

excomungarexcomungar | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ex·co·mun·gar |eis| ou |es|ex·co·mun·gar |eis| ou |es|

- ConjugarConjugar

(latim excommunico, -are)
verbo transitivo

1. Lançar excomunhão contra. = ANATEMIZAR

2. Separar do grémio da Igreja católica por meio de excomunhão.

3. Tornar ou considerar maldito. = AMALDIÇOAR

4. Condenar, reprovar.

5. Ordenar ou promover o afastamento ou a exclusão de. = EXPULSAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "excomungar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Furioso, o arcebispo da Cantuária ameaçou excomungar o rei e todos os envolvidos na cerimónia..

Em Geopedrados

...nesta altura que, por exemplo, os Papas jogarão com o poder que têm de excomungar como uma arma de destruição maciça..

Em Voz do Deserto

...de bem devotos de John Locke (pai do liberalismo político e defensor da escravidão) excomungar os stalinistas, os radicais, os

Em Gora Euskal Herria askatuta!

Ao ser questionado sobre a possibilidade de excomungar Cuomo

Em Blog da Sagrada Família

...China e o Vaticano romperam os laços diplomáticos em 1951, depois de Pio XII excomungar os bispos designados pelo Governo chinês..

Em VISEU, terra de Viriato.
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Qual das seguintes frases está incorrecta? Queria um copo de água com gelo; Encomendei um colete em seda vermelha ou Vou comprar uma caixa de fósforos.
Do ponto de vista linguístico, nenhuma das frases está incorrecta, pois a preposição de pode ser usada para indicar conteúdo (ex.: copo de água, caixa de fósforos) e a preposição em pode ser usada para indicar matéria (ex.: colete em seda). A informação sobre o uso das preposições nestas expressões pode ser encontrada em obras de referência para o português, nomeadamente em dicionários gerais de língua como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa: Editorial Verbo, 2001) ou o Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto: Porto Editora, 2004). Alguns autores, porém, consideram inadequado o uso da preposição em para expressões que indicam matéria, alegando que se trata de galicismo.
pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/excomungar [consultado em 27-10-2021]