PT
BR
Pesquisar
Definições



estupefaça

A forma estupefaçapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de estupefazerestupefazer], [terceira pessoa singular do imperativo de estupefazerestupefazer] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de estupefazerestupefazer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
estupefazerestupefazer
( es·tu·pe·fa·zer

es·tu·pe·fa·zer

)
Conjugação:irregular.
Particípio:irregular.


verbo transitivo

1. Causar grande pasmo, grande assombro. = ESPANTAR, PASMAR

2. Causar estupefacção a.

3. Causar entorpecimento. = ENTORPECER

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ESTUPEFICAR

etimologiaOrigem etimológica:latim stupefacio, -ere, entorpecer, paralisar, tornar estupefacto.

estupefaçaestupefaça


Dúvidas linguísticas



Se seis meses é um semestre, como se designam cinco meses?
Tal como é referido na resposta quinquimestral, o prefixo de origem latina quinqui- (que indica a noção de “cinco”) é bastante produtivo, sendo possível formar a palavra quinquimestre para designar um período de cinco meses. Esta palavra não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas a sua formação respeita as regras morfológicas da língua portuguesa.



Gostaria de saber qual o plural da palavra "salvo-conduto".
O plural do substantivo salvo-conduto deverá ser salvos-condutos, pois trata-se de um substantivo hifenizado composto por um adjectivo e por um substantivo, motivo pelo qual ambas as palavras flexionam em número. Esta é a flexão preconizada nos vocabulários de Rebelo Gonçalves e de José Pedro Machado; no entanto, obras lexicográficas como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa admitem dois plurais: salvo-condutos e salvos-condutos, sem aparente justificação senão o uso, pois a palavra salvo não poderá ser substantivo neste contexto, o que poderia justificar que só houvesse flexão num dos substantivos.