PT
BR
Pesquisar
Definições



espontâneo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
espontâneoespontâneo
( es·pon·tâ·ne·o

es·pon·tâ·ne·o

)


adjectivoadjetivo

1. Não aconselhado nem forçado; feito ou dito de livre vontade.

2. Que se realiza por si só e sem causa aparente; que não é provocado.

3. [Botânica] [Botânica] Que nasce e se desenvolve sem ser semeado ou cultivado e sem cuidados especiais. = BRAVIO, BRAVO, SELVAGEM, SILVESTRE

etimologiaOrigem etimológica:latim spontaneus, -a, -um.

Auxiliares de tradução

Traduzir "espontâneo" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Quando atendemos um telefone é correto falar "pois não"?
A locução adverbial interrogativa pois não usa-se para saber o que alguém pretende ou para mostrar disponibilidade para ouvir uma solicitação, pelo que pode ser utilizada como fórmula de atendimento de uma chamada telefónica.



Como deverá ser: vice-diretores ou vices-diretores?
Vice- é um elemento de formação que indica "que substitui" ou "que está abaixo" (ex.: vice-presidente, vice-campeão) e não admite flexão (ex.: vice-presidentes, vice-campeões). Este elemento, segundos os textos que regulam a ortografia (tanto no português europeu como no português do Brasil, e tanto antes como depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990), deverá sempre estar ligado por hífen à palavra seguinte. Por vezes, a palavra vice é usada como redução de palavras que contêm o elemento vice- (ex.: o director estava ausente e foi representado pelo vice[-director]), correspondendo nesse caso a um substantivo que admite flexão (ex.: o director estava ausente e foi representado por um dos vices).