PT
BR
Pesquisar
Definições



enrugámos

Será que queria dizer enrugamos?

A forma enrugámosé [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de enrugarenrugar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
enrugarenrugar
( en·ru·gar

en·ru·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo, intransitivo e pronominal

1. Fazer ou adquirir rugas; encher ou encher-se de rugas. = ENCARQUILHAR

2. Causar ou sofrer irregularidades na superfície.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ARRUGAR, ENGELHAR, RUGAR
sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: ALISAR, DESENRUGAR

etimologiaOrigem etimológica: en- + ruga + -ar.
enrugámosenrugámos

Auxiliares de tradução

Traduzir "enrugámos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



"Lembro ainda que alguns médicos estão com o período 2006/2007 vencidos, necessitando o agendamento e regulamentarização destes o mais breve possível." Tenho dúvidas na palavra regulamentarização. Está correta? Eu acho que não.
Apesar de o substantivo regulamentarização se encontrar bem formado (trata-se da nominalização de regulamentarizar, neologismo verbal formado pela aposição do sufixo -izar ao adjectivo regulamentar), não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, pelo que é preferível o uso do substantivo regulamentação, formado pela aposição do sufixo -ção ao verbo regulamentar.



O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.