Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

energúmeno

energúmenoenergúmeno | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

e·ner·gú·me·no e·ner·gú·me·no


(grego energoúmenos, particípio presente de energéô, estar em acção, sofrer uma acção sobrenatural)
nome masculino

1. [Antigo]   [Antigo]  Pessoa dominada pelo demónio. = POSSESSO

2. [Figurado]   [Figurado]  Pessoa que, dominada pela paixão, tem atitudes ou comportamentos excessivos.

3. [Figurado]   [Figurado]  Fanático intolerante.

4. [Pejorativo]   [Pejorativo]  Pessoa considerada ignorante ou muito básica. = BOÇAL

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "energúmeno" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...que a Terra seja redonda e tente convencê-los de que mais quatro anos do energúmeno

Em blog0news

...em que ele está desesperado para atrair votos de fora da sua bolha, o energúmeno não consegue falar para ninguém além dos já convertidos..

Em www.tonygoes.com.br

...tal suspensão de dois jogos, se deveu ao ocorrido no embate anterior, quando um energúmeno sentado na bancada dirigiu insultos racistas e

Em O INDEFECTÍVEL

...sim, não havia um polícia para cada espectador, não havia um comissário para cada energúmeno , mas vamos esperar pela comunicação, os paizinhos ficam de fora..

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

Mas tanta gente se colou a ele, tanto energúmeno ao longo da história do PPD/PSD, incluindo o senhor Passos que mandou os jovens...

Em Gotika
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A dúvida é se o verbo parabenizar necessita de uma preposição. No caso seria "o Banco real parabeniza os ingressantes na UFU" ou "o Banco real parabeniza aos ingressantes à UFU"?
O verbo parabenizar, tal como os seus sinónimos congratular ou felicitar, é transitivo directo, conforme regista o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Por outras palavras, este verbo utiliza-se imediatamente seguido de complemento directo, sem preposição, pelo que a frase correcta é o Banco real parabeniza os ingressantes na UFU. A confusão pode advir do facto de parabenizar ser parafraseável por dar os parabéns a, expressão que não dispensa a preposição, como se pode verificar pela seguinte substituição: o Banco real dá os parabéns aos ingressantes na UFU.



Penso que não inventei. Creio que se ouve, de vez em quando: "ela, meio trós-trós..." (Pouco assisada, pouco sensata, disparatada...) Não existirá mesmo? Depois: como se escreverá: trós-trós ou troz-troz? Como se infere a regra?
As formas trós-trós e troz-troz que refere não foram encontradas nos dicionários de língua portuguesa consultados nem em pesquisas efectuadas em corpora. No entanto, a existirem, seriam ambas possíveis já que respeitam as regras ortográficas do português.

Com o mesmo significado do referido na sua questão e com grande semelhança fonética, é possível encontrar a forma totó, usada como adjectivo e substantivo uniforme (ex.: Eles são tão totós que nem perceberam o que aconteceu; Aquela totó perdeu o avião).

pub

Palavra do dia

es·ca·dó·ri·o es·ca·dó·ri·o


(escada + -ório)
nome masculino

1. Escadaria que tem capelas em cada patamar.

2. [Informal]   [Informal]  Escada monumental.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/energ%C3%BAmeno [consultado em 27-11-2022]