PT
BR
Pesquisar
Definições



embebedar-te

A forma embebedar-tepode ser [infinitivo de embebedarembebedar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de embebedarembebedar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de embebedarembebedar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de embebedarembebedar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de embebedarembebedar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
embebedarembebedar
( em·be·be·dar

em·be·be·dar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Tornar ou ficar bêbedo; pôr ou pôr-se ébrio.

2. [Figurado] [Figurado] Tirar ou perder a noção clara da realidade (ex.: a avidez de lucro embebedou-os; embebedava-se de literatura). = ALUCINAR, ARREBATAR, ARROUBAR, PERTURBAR

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: EMBRIAGAR, INEBRIAR

etimologiaOrigem etimológica:em- + bêbedo + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "embebedar-te" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a diferença entre o numeral catorze e quatorze e porquê a diferença da escrita com o mesmo significado?
Não existe nenhuma diferença de significado entre catorze e quatorze, apenas uma diferença de adequação à realização fonética dessas palavras (a sílaba ca- de catorze pronuncia-se como a primeira sílaba de cavalo e a sílaba qua- de quatorze como a primeira sílaba de qualidade).

Ambas as palavras derivam do latim quattuordecim, mas a forma catorze sofreu a supressão de um fonema no interior da primeira sílaba (fenómeno a que se dá o nome de síncope).




USO CAPEÃO: é uma figura que se utiliza em direito, em que a pessoa solicita a propriedade de um terreno ou objecto que está na sua posse há bastante tempo mas não tem documento que prove essa posse. A palavra capeão ( ou capião ??) tem o sentido de posse.
À figura jurídica a que se refere dá-se o nome de usucapião (derivado do latim usucapionem), como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.