PT
BR
Pesquisar
Definições



eléctron-volt

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
eléctron-voltelétron-voltelétron-volt
( e·léc·tron·-volt e·lé·tron·-volt

e·lé·tron·-volt

)


nome masculino

[Física, Metrologia] [Física, Metrologia] Unidade de medida de energia empregada em física nuclear (símbolo: eV), equivalente à energia adquirida por um electrão acelerado sobre uma diferença de potencial de 1 volt no vácuo, e valendo aproximadamente 1,602 19. 10-19 joules. = ELECTRÃO-VOLT

etimologiaOrigem etimológica:eléctron + volt.

vistoPlural: elétrons-volts ou elétrons-volt.
iconPlural: eléctrones-volts ou eléctrones-volt.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: elétron-volt.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: eléctron-volt.
grafiaGrafia no Brasil:elétron-volt.
grafiaGrafia em Portugal:eléctron-volt.
eléctron-volteléctron-volt


Dúvidas linguísticas



A palavra caravançarai é utilizadíssima por José Saramago, em seu livro O Evangelho segundo Jesus Cristo. É possível entender do que se trata, mas eu gostaria de ter uma explicação mais exata, com informação, inclusive da origem da palavra e não a encontrei em seu dicionário on-line. Poderiam os senhores me encaminhar o verbete?
A palavra caravançarai é forma variante de caravançará, termo de origem persa que significa “estalagem onde se hospedam gratuitamente as caravanas que atravessam regiões desertas”.



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).