PT
BR
Pesquisar
Definições



efervescemos

A forma efervescemospode ser [primeira pessoa plural do presente do indicativo de efervescerefervescer] ou [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de efervescerefervescer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
efervescerefervescer
|ê| |ê|
( e·fer·ves·cer

e·fer·ves·cer

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

Estar efervescente; entrar em efervescência.

etimologiaOrigem etimológica:latim effervesco, -ere.

efervescemosefervescemos

Auxiliares de tradução

Traduzir "efervescemos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.