PT
BR
Pesquisar
Definições



diurno

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
diurnodiurno
( di·ur·no

di·ur·no

)


adjectivoadjetivo

1. Que se faz ou sucede de dia.NOCTURNO

2. De cada dia. = DIÁRIO, DIURNAL, QUOTIDIANO

3. [Botânica] [Botânica] Diz-se da flor que só abre de dia.NOCTURNO

4. [Zoologia] [Zoologia] Diz-se do animal que exerce a sua actividade sobretudo de dia.


nome masculino

5. [Termo eclesiástico] [Termo eclesiástico] Livro de orações.

etimologiaOrigem etimológica:latim diurnus, -a, -um, do dia, de cada dia, de um dia.

Auxiliares de tradução

Traduzir "diurno" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.




Gostaria de saber qual a diferença entre os sons vozeados e os sons não vozeados da língua portuguesa.
Os sons vozeados ou sonoros são sons produzidos com vibração das cordas vocais. No português, são vozeadas todas as vogais e as consoantes [b] como em boi, [d] como em dar, [g] como em gato, [v] como em ovo, [z] como em zero, [[] como em cujo, [r] como em caro, [R] como em carro, [l] como em pala, [Y] como em ilha, [m] como em comer, [n] como em nada e [V] como em lenha.

Os sons não vozeados ou surdos são sons produzidos sem vibração das cordas vocais. No português, são não vozeadas as consoantes [p] como em pôr, [t] como em ter, [k] como em cão, [f] como em fava, [s] como em circo e [1] como em duche.

Para mais exemplos, ver também Classificação das consoantes e Classificação das vogais na Gramática da Língua Portuguesa On-Line.