PT
BR
Pesquisar
Definições



desfilie

A forma desfiliepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de desfiliardesfiliar], [terceira pessoa singular do imperativo de desfiliardesfiliar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de desfiliardesfiliar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desfiliardesfiliar
( des·fi·li·ar

des·fi·li·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Desagregar(-se) de comunidade à qual se estava claramente vinculado. = DESVINCULARAFILIAR, FILIAR

etimologiaOrigem etimológica:des- + filiar.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Tenho verificado a existência, ao longo do país , de repetição de topónimos; por exemplo: Trofa, Gondar, Bustelo. Qual é a etimologia dessas palavras?
Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, o topónimo Bustelo, muito frequente em Portugal e na Galiza, talvez seja diminutivo de busto ‘campo de pastagem’. Quanto a Gondar, o autor aventa a hipótese de provir de uma hipotética forma gótica (ou goda) Gunthi-harjis ‘exército para combate’. Por fim, o topónimo Trofa é de origem obscura.



Gostaria de saber se se deve escrever: subestabelecer ou substabelecer.
Os dicionários de língua portuguesa registam na sua maioria a forma substabelecer, deixando de parte a variante subestabelecer. No entanto, e apesar de a forma substabelecer dever ser considerada preferencial por ser a que se encontra atestada em dicionários e vocabulários de língua portuguesa, a variante gráfica subestabelecer não pode ser considerada errada, porque segue o padrão de outras palavras com registo nos dicionários, como subespaço, subestação ou subestimar, estando mesmo inserida no extenso e actualizado Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.