PT
BR
Pesquisar
Definições



da-da

A forma da-dapode ser[adjectivo de dois géneros, nome de dois géneros e nome masculinoadjetivo de dois géneros, nome de dois géneros e substantivo masculino] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
dada1dada1
( da·da

da·da

)


nome feminino

1. Acto de dar.

2. O que se dá de uma vez.

3. Direito de dar.

4. [Regionalismo] [Regionalismo] Abcesso no úbere da vaca devido a febre do leite.

5. Quebranto; feitiço.

6. [Medicina] [Medicina] Doença nos peitos da mulher lactante.

7. [Brasil: São Paulo] [Brasil: São Paulo] Assalto à mão armada, a uma aldeia de indígenas.

dada2dada2
( da·da

da·da

)


adjectivo de dois géneros, nome de dois géneros e nome masculinoadjetivo de dois géneros, nome de dois géneros e substantivo masculino

O mesmo que dadá.

etimologiaOrigem etimológica:francês dada.

Auxiliares de tradução

Traduzir "da-da" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Na frase "Isto não lhe arrefece o ânimo", qual é o sujeito?
A frase que refere é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 126), como exemplo de uma frase em que um pronome demonstrativo (isto) tem função de sujeito. Há vários critérios para identificar o sujeito numa frase, nomeadamente critérios de concordância em número entre o sujeito e o verbo (o pronome isto implica, por exemplo, que o verbo esteja no singular).



Quando digito "qüinqüênio" aparece como palavra não encontrada,corrigindo para "quinquénio".Como ela aparece no Aurélio e no Michaelis,pergunto a razão deste desencontro.
Os tremas não são utilizados na norma ortográfica do português de Portugal, daí que quinquénio tenha entrada no Dicionário de Língua Portuguesa On-Line, ao contrário de qüinqüênio, cuja ortografia segue a norma brasileira. A diferença do sinal diacrítico (-énio / -ênio) explica-se pelo facto de em Portugal o e desse sufixo ser aberto, como o e de médico, e no Brasil ser fechado, como o e de pêra.