PT
BR
Pesquisar
Definições



confundíeis

A forma confundíeisé [segunda pessoa plural do pretérito imperfeito do indicativo de confundirconfundir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
confundirconfundir
( con·fun·dir

con·fun·dir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Misturar coisas diversas.

2. Pôr em desordem.

3. Tomar uma coisa por outra.

4. Baralhar.

5. Humilhar.

6. Envergonhar.

7. Perturbar (com amabilidade ou elogios).

8. Deturpar.

9. Não distinguir.

10. Tomar por outrem.

11. Mergulhar.

12. Submergir.


verbo pronominal

13. Perturbar-se.

14. Equivocar-se.

15. Não se distinguir.

16. Ser muito semelhante.

etimologiaOrigem etimológica:latim confundo, -ere, derramar juntamente, misturar, reunir.
confundíeisconfundíeis


Dúvidas linguísticas



Negocia ou negoceia? Em português de Portugal, a 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo é negocia ou negoceia? Aprendi na escola (portuguesa) e sempre disse negoceia e qual o meu espanto que aqui, na Priberam, aparece o vocábulo negocia na conjugação do verbo. Como no corrector de português de Portugal a expressão Ele negocia não apresenta erro, deduzo que as duas formas estarão correctas. Se por aqui, no Brasil, o termo usado é negocia, pergunto qual o termo que um português deve aplicar.
No português de Portugal é aceite a dupla conjugação do verbo negociar nas formas do presente do indicativo (negocio/negoceio, negocias/negoceias, negocia/negoceia, negociam/negoceiam), do presente do conjuntivo (negocie/negoceie, negocies/negoceies, negocie/negoceie, negociem/negoceiem) e do imperativo (negocia/negoceia, negocie/negoceie, negociem/negoceiem), ao contrário do português do Brasil, que apenas permite a conjugação com a vogal temática -i- e não com o ditongo -ei- (negocio, negocias, etc.).

A mesma diferença de conjugação entre as duas normas do português (europeia e brasileira) apresentam os verbos derivados de negociar (desnegociar, renegociar), bem como os verbos agenciar, cadenciar, comerciar, diligenciar, licenciar, obsequiar e premiar.




Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a vírgula usa-se, entre muitas outras situações, para separar orações coordenadas, como as que são introduzidas pela locução conjuntiva bem como (ex.: comprou uma saia e um casaco, bem como uns sapatos para o casamento), empregando-se antes da conjunção ou da locução conjuntiva no caso de estas apenas poderem ser usadas no início da oração, como acontece com a locução bem como.